A importância da higiene em máscaras

Mesmo depois de um ano e meio de circulação da doença, muitas pessoas ainda não sabem a forma correta de higienizar o material

Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, o uso de máscaras foi indicado para alguns grupos específicos que teriam a tendência de sofrer mais com o vírus, mas após um estudo foi constatado a importância de que toda a população utilizasse o equipamento de proteção contra o novo coronavírus.

Publicidade

Mesmo depois de um ano e meio de circulação da doença, muitas pessoas ainda não sabem a forma correta de higienizar o material. Segundo o Doutor Edson Freitas, médico Otorrinolaringologista e professor instrutor de rinoplastia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é de extrema importância seguir todas as orientações do Ministério da Saúde ao lavar as máscaras, para estarem realmente higienizadas.

Dicas de como higienizar máscaras de tecido

“Use água corrente e sabão neutro para lavar previamente, depois deixe a máscara de molho em uma mistura de água com água sanitária entre 20 e 30 minutos”, diz o especialista em nariz.

Conforme o Doutor, a mistura deve ser de uma parte de água sanitária para 50% de água, ou seja, duas colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água.

“Após isso, enxágue bem em água corrente e deixe secar, sem torcer para não danificá-la. Quando estiver seca, passe o ferro quente no material e depois guarde-a em um recipiente fechado, como um saco limpo, para quando for utilizar”, complementa o médico.

Publicidade

As máscaras caseiras de tecido surgiram como uma forte aliada na prevenção do novo coronavírus e, conforme o Dr. Edson não é à toa a importância dela, já que diminui as chances de contágio. “No entanto, o manuseio indevido pode transformar a precaução em um foco da doença, pois além dos cuidados básicos como não compartilhar a máscara, trocá-la a cada 2 horas e até mesmo com seu manuseio, também é de igual importância a forma de higienizá-las”, conclui.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.