Capital paulista abre na segunda-feira vacinação para adolescentes com deficiência permanente

capital-paulista-abre-segunda-feira-vacinacao-na-faixa-de-12-a-15-anos

Os adolescentes de 12 a 15 anos de idade com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou comorbidades, além de gestantes e puérperas dessa faixa etária residentes na capital paulista começam a ser vacinados contra covid-19 na próxima segunda-feira (23). A informação foi prestada hoje (20) pelo prefeito Ricardo Nunes.

Publicidade

São esperadas 92.868 mil pessoas nesse grupo. Elas vão receber exclusivamente a vacina da Pfizer, única autorizada, até o momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

Os adolescentes devem comparecer aos postos de vacinação acompanhados pelos pais ou responsáveis. Se isso não for possível, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável, além de documento pessoal, preferencialmente CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de endereço na cidade de São Paulo, de forma física ou digital. No caso dos adolescentes, são aceitos documentos em nome dos pais.

Adolescentes com deficiência permanente têm de apresentar comprovante da deficiência (laudo médico ou cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência; ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas; ou documento oficial de identidade com indicação da deficiência).

Caso não haja documento comprobatório, a vacinação será possível por meio da autodeclaração, de acordo com modelo  encontrado no site da prefeitura. Na condição de deficiência visual, só será aceita autodeclaração em casos de deficiência permanente (cegueira). Para as classificações de baixa visão ou visão monocular, será exigido documento que comprove a condição.

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento. A SMS sugere ainda que, antes de se deslocar a um posto, a pessoa consulte a movimentação de cada local na página De Olho na Fila para escolher o melhor momento para se vacinar.

Repescagem

Neste sábado (21), a SMS realiza a repescagem para adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Também serão aplicadas amanhã a primeira e a segunda doses para a população acima de 18 anos que ainda não se vacinou. Para isso, estarão abertas as 82 assistências médicas ambulatoriais/unidades básicas de saúde (UBS) integradas, drive-thrus, o megaposto da Galeria Prestes Maia e as duas farmácias parceiras na Avenida Paulista (drogarias localizadas nos números 2.371 e 266).

Publicidade

Doses remanescentes

O prefeito Ricardo Nunes informou ainda que, a partir de segunda-feira, a inscrição para recebimento de doses remanescentes para antecipação da segunda dose terá o prazo reduzido. A segunda dose poderá ser aplicada no prazo mínimo de 30 dias para os imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer. Para a CoronaVac, o intervalo é de 15 dias. É preciso ter tomado a primeira dose há mais de 30 dias ou 15, dependendo do laboratório, para fazer a inscrição.

A aplicação de doses remanescentes está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada UBS, que deverá organizar uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado. Pode se inscrever quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade. É necessário apresentar comprovante de residência no município. As inscrições podem ser feitas no horário de funcionamento das UBS, e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.

Ouça na Radioagência Nacional:

Publicidade

Clique aqui e confira outras notícias da Radioagência Nacional.

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.