Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Esgotamento emocional no trabalho

A necessidade de readequar e alterar por completo comportamento de anos, tanto no âmbito profissional como pessoal, gerou um misto de emoções como estresse, medo, ansiedade e desconforto

Esgotamento emocional no trabalho
(Crédito: Canva Fotos)

Muitas pessoas neste momento estão vivendo mais nervosas devido as mudanças de cotidiano que a pandemia de Covid-19 causou, e isso pode causar um esgotamento emocional no trabalho. O ritmo acelerado dos últimos anos já era motivo de preocupação, no entanto, ela foi drasticamente impactada com a chegada da pandemia nos últimos meses.

A necessidade de readequar e alterar por completo comportamento de anos, tanto no âmbito profissional como pessoal, gerou um misto de emoções como estresse, medo, ansiedade e desconforto, que muitas vezes, destravam pensamentos negativos que automaticamente acabam impactando no comportamento das pessoas.

No trabalho, algumas doenças podem aparecer devido ao esgotamento emocional. Uma delas é a síndrome de Burnout. Segundo a Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, Burnout é uma palavra inglesa utilizada para se referir a algo que deixou de funcionar por exaustão.

O termo foi inventado na década de 1970 pelo psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger. Assim, ele usou isso para descrever as consequências do estresse severo e ideais elevados nas profissões de “ajuda”, como enfermagem.

Suporte das empresas

O capital humano é o maior diferencial que uma empresa pode ter, principalmente nesse momento de pandemia. Perceba que as pessoas precisam muito mais que um emprego e estabilidade, elas também necessitam de apoio para o crescimento, metas e novos desafios.

É o momento da liderança estar fortalecida para apoiar suas equipes, afinal, cada investimento feito em sua equipe retorna em resultados. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam o crescente número de casos de depressão durante a pandemia e uma forte tendência de aumento desse número. O isolamento social obrigatório é um dos maiores fatores, principalmente para pessoas que já possuem algum tipo de instabilidade emocional.

A orientação é oferecer esse suporte de algumas formas para evitar futuras situações, como:

  • Uma plataforma de ensino EAD exclusivo da empresa;
  • Agenda de Webinar On Line com uma programação e profissionais específicos
  • Reuniões Periódicas da Liderança com a Equipe;
  • Canal de comunicação e informação entre as equipes.

Mais em Perfil

Últimas Notícias