Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Quem tem cabelos oleosos deve usar condicionador?

Tire essa e mais 4 outras dúvidas sobre a lavagem dos cabelos com Karla Lessa, médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica

Tire essa e mais 4 outras dúvidas sobre a lavagem dos cabelos
(Crédito: Canva fotos)

Ainda há muitas dúvidas sobre a lavagem dos cabelos, entre os tipos os oleosos, que envolvem a frequência, a ordem dos produtos capilares, a temperatura da água, o uso correto do shampoo e do condicionador.

Karla Lessa, médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica, esclarece essas questões para que você não erre e tenha fios lindos, fortes e saudáveis.

Frequência

Lessa diz que a frequência de lavagens vai depender do tipo de cabelo.  

“Para quem tem o couro cabeludo muito oleoso, o ideal é lavar os cabelos todos os dias pela manhã, porque ele fica muito gorduroso e vai obstruindo os folículos, o que pode gerar doenças fúngicas, dermatite seborreica, irritação no couro cabeludo.”

Em relação aos cabelos secos, a médica relata que lavar todos os dias pode deixá-los ressecados. E para quem tem os cabelos normais, pode intercalar os dias de lavagem, aconselha.

Ordem dos produtos capilares

O que eu uso primeiro: shampoo, máscara ou condicionador? A médica ensina a ordem dos produtos: 

“O shampoo deve ser usado primeiro porque ele lava o cabelo e abre a cutícula. Depois a gente deve usar a máscara, porque, com a cutícula aberta, o produto vai hidratar os fios capilares. Por último, aplicamos o condicionador. Ele tem um pH menor do que o do shampoo, tendo uma eficácia no fechamento das cutículas”, garante Karla.

Uso correto do shampoo

Segundo a profissional, o shampoo deve ser direcionado ao couro cabeludo. 

“Depois de aplicar o shampoo no couro cabeludo, essa região deve ser massageada de forma suave sem o uso das unhas. A espuma formada com a massagem deve escorrer e limpar o comprimento dos fios”, disse. 

Temperatura da água

No inverno, por mais que a água quente pareça ser uma maravilha, ela é na verdade uma grande vilã para a nossa pele e cabelos. Quando for lavar os fios, use sempre água fria ou morna.  

“A temperatura alta da água tende a ressecar os fios, deixando-os mais opacos e sem brilho. Além disso, estimula as glândulas sebáceas, podendo aumentar a oleosidade do couro cabeludo. O excesso de calor também pode causar dermatite seborreica, caspa e descamação”, pontua a médica. 

Uso do condicionador em cabelos oleosos

Quem tem cabelos oleosos pode e deve usar condicionador. Isso porque o produto tem uma função importante, que é de selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo.  

“Se você sofre com a oleosidade excessiva, não deve parar de usar o condicionador na lavagem, e sim aprender a usá-lo do jeito certo. Uma das funções do produto é selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo no processo de higienização. O shampoo abre as escamas da fibra capilar. Já o condicionador garante que tudo fique bem fechado, protegendo os fios das agressões externas, como a poluição. Assim, evita danos como quebra e pontas duplas”, explica Karla. 

Diferente do shampoo, o condicionador deve ser usado apenas no comprimento e pontas do cabelo – nunca no couro cabeludo.   

“Em seguida, é preciso enxaguar bem para que não fique resquícios do condicionador nos cabelos. Caso contrário, o fio ficará muito gorduroso e com aspecto pesado. Nunca use o condicionador na raiz, uma vez que pode provocar aumento da oleosidade e surgimento de caspa e dermatite seborreica”, finaliza.

Mais em Perfil

Últimas Notícias