Indocumentado

Alexandre de Moraes cancela passaporte de Allan dos Santos, diz site

O jornalista agora não tem documentos nos EUA.

Alexandre de Moraes cancela passaporte de Allan dos Santos, diz site
O jornalista Allan dos Santos é considerado foragido da Justiça brasileira (Crédito: Reprodução/YouTube Pânico)

De acordo com a coluna do jornalista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o cancelamento do passaporte do jornalista Allan dos Santos. O blogueiro bolsonarista vive nos Estados Unidos desde 2020.

Publicidade

De acordo com a apuração da coluna, a decisão foi encaminhada ao Itamaraty nesta segunda-feira (21) e já foi comunicada à embaixada brasileira nos Estados Unidos. O ministro do STF também incluiu o passaporte de Allan dos Santos no chamado MAR, o Módulo Alerta e Restrição do Sistema de Tráfego Internacional. Isto significa que o blogueiro não poderá sair dos EUA.

Como efeito do cancelamento do passaporte, Allan dos Santos agora não tem documentos nos EUA.

Em outubro de 2021, Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista, alvo de investigações no STF. Em um dos processos, a Polícia Federal apurou o envolvimento de Santos com milícias digitais que atentam contra a democracia no Brasil.

O jornalista bolsonarista também foi condenado em julho deste ano, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), a um ano e sete meses de detenção por calúnia contra a cineasta Estela Renner, ligada à produtora Maria Farinha Filmes. Em um vídeo de 2017, Santos afirma que a cineasta é responsável por “destruir a família e a vida de nossas criancinhas”.

Publicidade

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.