De acordo com a coluna do jornalista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o cancelamento do passaporte do jornalista Allan dos Santos. O blogueiro bolsonarista vive nos Estados Unidos desde 2020.
De acordo com a apuração da coluna, a decisão foi encaminhada ao Itamaraty nesta segunda-feira (21) e já foi comunicada à embaixada brasileira nos Estados Unidos. O ministro do STF também incluiu o passaporte de Allan dos Santos no chamado MAR, o Módulo Alerta e Restrição do Sistema de Tráfego Internacional. Isto significa que o blogueiro não poderá sair dos EUA.
Como efeito do cancelamento do passaporte, Allan dos Santos agora não tem documentos nos EUA.
Em outubro de 2021, Alexandre de Moraes decretou a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista, alvo de investigações no STF. Em um dos processos, a Polícia Federal apurou o envolvimento de Santos com milícias digitais que atentam contra a democracia no Brasil.
O jornalista bolsonarista também foi condenado em julho deste ano, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), a um ano e sete meses de detenção por calúnia contra a cineasta Estela Renner, ligada à produtora Maria Farinha Filmes. Em um vídeo de 2017, Santos afirma que a cineasta é responsável por “destruir a família e a vida de nossas criancinhas”.
📢 Alexandre de Moraes determinou o cancelamento do passaporte do criminoso Allan dos Santos.
Agora, o blogueiro está sem documentos nos EUA e pode ser deportado caso seja abordado pela imigração.
Semana passada o extremista atacou uma pessoa aleatória na rua. pic.twitter.com/xcFZHH3azZ
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) November 21, 2022