ATO EM SP

Ao pedir anistia, Bolsonaro reconheceu crimes? Veja o que diz a PF

Investigadores acreditam que discurso feito durante ato na Avenida Paulista corrobora com outras evidências de tentativa golpista

bolsonaro
Bolsonaro faz discurso em cima de trio – Crédito: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez um discurso durante ato na Avenida Paulista (SP), de cima do carro de som, que pode complicar sua situação no inquérito junto à PF. As falas podem ter sido interpretadas pelos investigadores como uma confirmação de que ele tinha conhecimento da chamada ‘minuta de golpe’.

Publicidade

Discurso de Bolsonaro

Para a PF, na fala, o ex-presidente, em discurso, teria admitido a existência de um documento com teor golpista.

“O que é golpe? É tanque na rua, é arma, conspiração. Nada disso foi feito no Brasil (…) Agora o golpe é porque tem uma minuta do decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição? Tenha paciência.”

Segundo a CNN, esse ponto do discurso é interpretado pela investigação como uma evidência da tentativa de promover um golpe de estado. Em outro momento, no entanto, Bolsonaro afirma:

“Deixo claro que estado de sítio começa com o presidente da República convocando os conselhos da República e da Defesa. Isso foi feito? Não. Apesar de não ser golpe o estado de sítio, não foi convocado ninguém dos conselhos da República e da Defesa para se tramar ou para se botar no papel a proposta do decreto do estado de sítio.”

Publicidade

Minuta do Golpe

O documento que ficou conhecido como “minuta do golpe” foi encontrado na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres em janeiro de 2023. Era o rascunho de um decreto com o objetivo de “garantir a preservação ou o pronto restabelecimento da lisura e correção do processo eleitoral presidencial do ano de 2022”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.