Fim de mandato

Bolsonaro nomeia 14 militares e 13 embaixadores para novos cargos

Do lado dos militares, a mudança principal do presidente aconteceu na Secretaria-Geral do Exército.

Bolsonaro nomeia 14 militares e 13 embaixadores para novos cargos
Presidente Jair Bolsonaro (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro (PL), faltando menos de um mês para deixar o cargo, nomeou 14 militares e 13 embaixadores para novas funções. As mudanças foram publicadas nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU).

Publicidade

As mudanças mexem profundamente no corpo de funcionários de órgãos militares e diplomáticos, já que 11 embaixadas brasileiras, além de escritórios da Organização das Nações Unidas (ONU), tiveram suas composições alteradas.

Do lado dos militares, a mudança principal de Bolsonaro aconteceu na Secretaria-Geral do Exército. O presidente nomeou o general de brigada Carlos Eduardo Barbosa da Costa como novo secretário-geral. Antes, Carlos da Costa atuava como adido do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

O chefe do Executivo também nomeou o major brigadeiro Flávio Luiz de Oliveira Pinto como diretor-geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa, em Washington, nos Estados Unidos, por dois anos. Uma de suas atribuições será a de prestar assessoramento técnico e consultivo à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Outra nomeação foi a do tenente-brigadeiro Alcides Teixeira Barbacovi para o cargo de diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil. Barbacovi atuava como chefe do comando de operações espaciais.

Publicidade

Do lado diplomático, Bolsonaro trocou 11 embaixadores. Entre as principais mudanças está a transferência do ministro de primeira classe do Itamaraty, Benedicto Fonseca Filho, do Consulado-Geral do Brasil em Boston, nos EUA, para a embaixada brasileira na África do Sul.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.