DO TOTAL, 20 ESTÃO NO STF

Bolsonaro tira AGU de sua defesa em 28 casos na Justiça

No lugar, o político nomeou advogados particulares. 

bolsonaro-tira-agu-de-sua-defesa-em-28-casos-na-justica-e-nomeia-advogados
Jair Bolsonaro (Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), retirou a Advocacia-Geral da União (AGU) de sua defesa em 28 casos em que responde na Justiça. No lugar, o político nomeou advogados particulares. 

Publicidade

Dos 28 processos, 20 estão no STF (Supremo Tribunal Federal), sendo 17 investigações. Os demais estão em outras instâncias do Judiciário.

A CNN Brasil informa que, de acordo com a AGU, a saída do órgão da condição de representante processual se deu porque existe incompatibilidade entre a representação pela AGU e a representação por advogado privado, conforme portaria da AGU, que proíbe a representação judicial do agente público pela Advocacia-Geral da União e pela Procuradoria-Geral Federal quando se observar “o patrocínio concomitante por advogado privado“.

Entre os casos estão: as multas sanitárias por não usar máscara de proteção durante a pandemia, a investigação sobre envolvimento nos atos antidemocráticos e o procedimento que apura a conduta do ex-presidente na condução da pandemia da Covid-19, resultado do relatório final da CPI no Senado. 

De acordo com a Folha, João Henrique Nascimento de Freitas, assessor do ex-capitão e ex-chefe de gabinete do presidente, explicou que a troca não foi motivada por desconfiança da equipe da AGU, e sim porque os casos demandam “acompanhamento mais próximo“. 

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.