AGRESSÃO

Brasil é o segundo país da América Latina que mais ameaça juízes

Os dados fazem parte da pesquisa “Perfil da Magistratura Latino-americana”.

brasil-e-o-segundo-pais-da-america-latina-que-mais-ameaca-juizes
Em território nacional, metade dos magistrados já relataram agressão (Crédito: Joe Raedle/Getty Images)

O Brasil é o segundo país onde os juízes mais sofrem ameaças de morte ou à sua integridade física na América Latina, atrás apenas da Bolívia. Os dados fazem parte da pesquisa “Perfil da Magistratura Latino-americana”, feita pelo Centro de Pesquisas Judiciais da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em parceria com a FLAM (Federação Latino Americana de Magistrados) e com o Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas).

Publicidade

Ao todo, foram ouvidos 1.573 juízes de 16 país, porém, somente 11 dessas nações constaram no relatório: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Brasil. 

Em território nacional, metade dos magistrados já relataram esse tipo de agressão. Na Bolívia, 65% deles disseram ter sofrido situações do tipo. Os países com menos ameaças são o Equador, com 21%, e Chile, com 25%. 

BRASIL

Em território brasileiro: 

  • 20% dizem se sentir totalmente seguros; 
  • 15% sentem-se totalmente inseguros. 

RESPOSTAS

As soluções para essa questão não são unânimes: em sete das 11 nações pesquisadas, os juízes acreditam em criar tribunais colegiados para os casos mais graves. No Brasil, 47% apontam essa como a melhor saída para o problema.

Publicidade

A blindagem dos veículos oficiais, escoltas e mudanças das sedes dos tribunais para áreas mais centrais das cidades também aparecem como alternativas.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.