BASEADO NA RECIPROCIDADE

Brasil voltará a exigir vistos a turistas dos EUA, Japão, Austrália e Canadá

A isenção unilateral havia sido concedida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019.

brasil-voltara-a-exigir-visto-de-turista-para-estados-unidos-japao-australia-e-canada
(Crédito: Alex Wong/Getty Images)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que o Itamaraty passe a exigir novamente os vistos a turistas americanos, canadenses, japoneses e australianos. A isenção unilateral havia sido concedida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019.

Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores já determinou que a embaixada do Brasil em cada um desses países comunique oficialmente a medida aos governos locais.

A decisão se baseou na reciprocidade, já que os quatro continuaram exigindo o documento de cidadãos brasileiros. E, na avaliação de auxiliares do atual presidente, a ação não gerou aumento dos turistas estrangeiros.

A isenção unilateral de vistos a turistas dessas nações foi concedida pelo ex-chefe de Estado, mesmo com resistência no Itamaraty, com a alegação de que a medida estimularia o turismo e a geração de renda. Hoje, esses pontos são contestados pela nova gestão. 

Entre 2019 e 2022, segundo fontes do governo Lula, houve relativa estabilidade e até mesmo queda no número de visitantes de Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália ao Brasil.  

Publicidade

Segundo dados divulgados pelo InfoMoney, o aumento da entrada de turistas dos Estados Unidos ficou, entre 2018 e 2019, 12%. Depois de dois anos de pandemia, em 2022, os números ainda são um pouco inferiores a 2018. Os norte-americanos representam cerca de 5% dos turistas recebidos pelo Brasil a cada ano.

Já o número de japoneses caiu em 2019 4,5% e, em 2022 foram apenas 17 mil pessoas. Já entre os australianos houve um crescimento de cerca de 15% e entre os canadenses, de 25% entre 2018 e 2019. Os dois países, no entanto, representam juntos menos de 1% dos turistas que vêm ao Brasil, ainda de acordo com o portal.

Os procedimentos administrativos para o restabelecimento da exigência de visto já estão sendo tomados, mas ainda devem levar algumas semanas.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.