INVESTIGAÇÕES

Coach Pablo Marçal é um dos alvos da operação Ciclo Fechado da PF

A ação visa apurar crimes de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro

Coach Pablo Marçal é um dos alvos de operação Ciclo Fechado da PF
O coach Pablo Marçal está sendo investigado pela PF por supostos crimes ocorridos durante a campanha eleitoral de 2022 (Crédito Foto: Reprodução)

Pablo Marçal é alvo de operação que a Polícia Federal (PF) realiza nesta quarta-feira (5), em São Paulo. A operação Ciclo Fechado visa apurar crimes de falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro possivelmente ocorridos durante as eleições de 2022.

Publicidade

Nas eleições do ano passado, Pablo Marçal, que atua como coach motivacional, foi pré-candidato do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) à Presidência da República. Porém, houve conflitos internos na legenda e ele teve que mudar o registro da candidatura de presidente para deputado federal.

De acordo com as invetigações da PF, Marçal e seu sócio executaram doações vultosas às campanhas, sendo que boa parte desses valores foi remetido depois às empresas das quais são donos.

A PF informou que foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas sedes das empresas supostamente envolvidas.

Marçal se lançou candidato à presidência da República pelo PROS, no ano passado. Na ocasião, ele declarou ter um patrimônio de quase R$ 17 milhões à Justiça Eleitoral.

Publicidade

Quando se filiou à legenda, Marçal sinalizava a intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas o partido oficializou o nome dele ao Palácio do Planalto em maio, durante um evento na Arena Barueri, na cidade de mesmo nome localizada na Grande São Paulo.

A candidatura, contudo, foi negada depois e, portanto, retirada pelo partido em agosto, contra a vontade do coach. Após várias tentativas de derrubar a decisão da sigla para reaver a candidatura, Marçal decidiu apoiar o então candidato Jair Bolsonaro (PP).

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.