são paulo

Datafolha: Nunes tem 27%, Boulos 25%, e Marçal 21%

Eleições municipais acontecem no primeiro domingo de outubro; disputa pela capital paulista permanece acirrada

datafolha
Datafolha mostra que empate entre Boulos e Nunes continua – Créditos: Canva

Depois de uma semana marcada por ataques e até agressões físicas durante a campanha pela Prefeitura de São Paulo, a nova pesquisa Datafolha aponta um cenário de estabilidade. Ricardo Nunes (MDB), com 27%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 25%, continuam liderando a corrida eleitoral.

Publicidade

Pablo Marçal (PRTB) mantém a terceira posição, com 21%, agora muito próximo de Boulos. O deputado do PSOL aparece no limite máximo da margem de erro em relação ao influenciador, tornando um empate improvável. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Como estão os demais candidatos?

Tabata Amaral (PSB) alcançou 9%, enquanto José Luiz Datena (PSDB) possui 6%, configurando um empate técnico. Marina Helena (NOVO) aparece com 2%. Outros 6% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo e 3% não responderam.

Datafolha: como a violência na campanha influenciou os eleitores?

Os resultados da pesquisa mostram que o soco desferido pelo assessor de Marçal, Nahuel Medina, no marqueteiro de Nunes, Duda Lima, não alterou significativamente as preferências eleitorais. As campanhas do MDB e do PSOL continuam prevendo um segundo turno entre os dois candidatos, conforme indicam os números.

Quem os eleitores acreditam que vai vencer?

Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados acreditam que Nunes vencerá a eleição. Há 22% que afirmam que Boulos será o vencedor e 20% que acreditam que Marçal ganhe. Essa pergunta reflete a percepção geral dos eleitores, distinta de em quem pretendem votar.

Publicidade

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado escolhe seu candidato preferido sem ver uma lista de opções, Boulos lidera com 21%, seguido por Nunes com 16%, e Marçal com os mesmos 16%. O índice de eleitores que ainda não sabem em quem votar permanece em 28%.

Desempenho por segmentos

  • Entre os mais pobres, Nunes lidera com 32%, seguido por Boulos com 21% e Marçal com 15%.
  • Entre os evangélicos, Marçal tem 30%, Nunes 29%, e Boulos 16%.
  • Entre as mulheres, Boulos lidera com 27%, seguido de perto por Nunes com 26% e Marçal com 16%.

Avaliação da gestão de Ricardo Nunes

A aprovação da gestão de Nunes à frente da Prefeitura de São Paulo permanece estável: 27% aprovam, 23% desaprovam e 47% consideram regular.

Datafolha mede impactos das campanhas dos candidatos

Marçal, inicialmente ameaçador no final de agosto, estagnou desde setembro. Ele tentou modificar sua postura agressiva, mas acabou recaindo em ataques durante um debate recente. Já Nunes se focou em atrair o público conservador, com entrevistas a canais bolsonaristas e visitas a igrejas evangélicas. Boulos, por sua vez, busca crescimento na periferia, com apoio do presidente Lula, cuja participação mais ativa é esperada no segundo turno.

Publicidade

Conhecimento sobre os números dos candidatos

O índice de eleitores que sabem o número dos seus candidatos aumentou para 48%, embora 42% continuem não sabendo e 10% erraram o número. Boulos e Marçal têm a maioria de seus eleitores sabendo seus números, enquanto Nunes enfrenta maiores desafios nessa área.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.