"transparência e lealdade"

Defesa do X no Brasil diz que irá cumprir ordens judiciais

Manifestação ocorre dias após o bilionário Elon Musk, dono da rede social, ter atacado o ministro do STF, Alexandre de Moraes

Os advogados do X informaram ao ministro Alexandre de Moraes que a rede social continuará cumprindo decisões emitidas pela Justiça do Brasil.
Celular com o logo do X, ex-Twitter – Crédito: Reprodução

Os advogados que representam o X (ex-Twitter) informaram ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que a rede social continuará cumprindo todas as decisões emitidas pela Justiça do Brasil.

Publicidade

A declaração foi feita uma semana depois que Elon Musk, dono da plataforma, ameaçou não atender às requisições do STF e acusar o ministro Alexandre de Moraes de censura e perseguição política.

O documento da defesa, assinado pelo escritório Pinheiro Neto Advogados, também afirma que o X Brasil se compromete a transmitir a Moraes “quaisquer informações sobre o tema que venha a receber da X Corp., em cumprimento ao seu dever de transparência e lealdade processual”.

Na sexta-feira (12), o Governo suspendeu novos contratos de publicidade com o X, rede onde investiu R$ 5,4 milhões em publicidade, de acordo com dados do Portal da Transparência. Entre 2023 e 2024, foram R$ 654.152,85.

Entenda o caso 

Moraes havia determinado a abertura de inquérito contra Musk por crimes de obstrução de Justiça, inclusive em organização criminosa, e incitação ao crime depois de ele ter dito que publicaria as demandas do magistrado e supostamente mostraria como essas solicitações violariam “a lei brasileira”.

Publicidade

A última manifestação da defesa do X do Brasil destoa da posição inicialmente adotada pela plataforma no caso. Advogados do X chegaram a pedir uma isenção sobre o caso e queriam que Moraes tratasse diretamente com a matriz da companhia nos EUA.

Eles alegarem que não tinham qualquer capacidade de interferir na administração da plataforma, tampouco autoridade sobre decisões relativas a ordens judiciais. O ministro do Supremo, contudo, rejeitou o pedido do X do Brasil e chegou a dizer que a posição inicial beirava a má-fé.

Milei oferece colaboração ao X

O presidente da Argentina, Javier Milei, se encontrou com Elon Musk na última sexta-feira (12), na fábrica da Tesla, no Texas. O governo argentino afirmou que um dos temas tratados foi o embate entre o bilionário e o judiciário brasileiro.

Publicidade

Segundo a assessoria do argentino, Milei “ofereceu colaboração neste conflito entre a rede social X no Brasil e o marco do conflito judicial e político no país”. Não foram dados detalhes de como seria essa colaboração.

Em suas redes sociais, Milei publicou uma foto do encontro e escreveu seu lema libertário: “Viva La Libertad Carajo”. Musk postou o tuíte do libertário e acrescentou: “Libertad!”.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.