ROTEIRO

‘Democracia Inabalada’: Confira todos os detalhes da cerimônia de um ano do 8/1

O ataque às sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília, completa um ano nesta segunda-feira (8)

'Democracia Inabalada': Confira todos os detalhes da cerimônia de um ano do 8/1
O presidente da Câmara, Arthur Lira; o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco – Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

“Democracia Inabalada”, a cerimônia sobre o um ano do 8 de janeiro, irá acontecer nesta segunda-feira (8); centenas de pessoas são esperadas em Brasília para o evento. O encontro pela democracia terá como palco o Salão Negro do Congresso Nacional a partir das 15h.  

Publicidade

A comemoração contará com a presença dos chefes dos Três Poderes, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A maior parte dos governadores de partidos de oposição ao governo não deve comparecer. Logo no início, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, deve cantar o Hino Nacional.

A primeira autoridade a discursar na cerimônia do 8 de janeiro será a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), seguida do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), serão os próximos. O presidente Lula deve ser o último a discursar. Os discursos estão previstos para ter, no mínimo, cinco minutos de duração.

Mais de 500 convidados são esperados. Além dos chefes dos Poderes, também são aguardadas figuras políticas como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o procurador-geral, Paulo Gonet. 

Publicidade

Alguns dos itens que foram furtados ou danificados serão devolvidos ao Congresso. Uma tapeçaria de Burle Marx, danificada nos ataques, e uma réplica da Constituição Federal de 1988. tapeçaria foi criada em 1973; a obra voltou ao Senado após um trabalho de restauração. Já a Constituição, furtada da sede do Supremo Tribunal Federal, foi recuperada sem danos.

Também estarão presentes governadores da oposição, como os tucanos Eduardo Leite (PSDB-RS) e Raquel Lyra (PSDB-PE). A presidente do STF à época dos ataques, a ministra aposentada Rosa Weber, também é esperada.

Pelo menos seis ministros do STF, além do presidente Barroso, devem comparecer à cerimônia: Cristiano Zanin, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.