Para Poder Governar

Ciro pede que eleitores elejam parlamentares alinhados a sua proposta

Gomes reafirmou que, se eleito, a Educação será uma prioridade de seu governo.

Ciro pede que eleitores elejam parlamentares alinhados a sua proposta
Candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes (Crédito: Reprodução/Twitter)

Candidato do PDT à Presidência da República, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, estimulou seus eleitores a votarem em candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado alinhados às suas propostas de campanha.

Publicidade

“Tenho pedido às pessoas que votem em que tenha compromisso com este conjunto de propostas. Para não me mandarem para Brasília de mãos e pés amarrados”, disse Ciro Gomes, voltando a repetir que, se eleito, estará apto a negociar com quem quer que a população eleja.

“Sou um democrata, não um candidato a ditador ou mentiroso”, afirmou o candidato antes de acrescentar que, qualquer que seja o caso, tem em mente uma estratégia para minimizar uma eventual resistência do Parlamento.

“Abro mão da reeleição em troca das reformas do país. E estou tentando transformar minha eleição em um plebiscito sobre o meu programa [de governo]. Ou seja, se eleito, [assumirei] junto com minhas ideias, com meus projetos. Isso diminui muito a distância entre o presidente que quer e sabe como reformar o país e um Congresso que tende a ser reativo”, comentou Ciro Gomes, prometendo se empenhar para encaminhar reformas estruturais já nos primeiros seis meses de governo.

“É a hora mágica em que o presidente está muito forte. Vou entrar na dinâmica da negociação e desenhar um novo acordo com governadores e prefeitos, pois sei que só eles têm mais prestígio com deputados do que lobbies e grupos de pressão corruptos. Em troca, oferecerei a eles uma reestruturação de todo o passivo dos estados e municípios”, disse o candidato.

Publicidade

As declarações foram dadas ao participar, em São Paulo, de um encontro com membros do movimento Agenda 227, que busca promover os direitos de crianças e adolescentes. Durante a conversa, Gomes reafirmou que, se eleito, a Educação será uma prioridade de seu governo. “Todo e qualquer obstáculo institucional que impeça o Brasil de transformar sua educação pública em uma das dez melhores do mundo em 15 anos será removida por uma profunda reforma das estruturas institucionais”, prometeu Ciro, se comprometendo a criar vagas em creches em tempo integral para todas as crianças de 0 a 3 anos de idade.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.