governadores

Confira quantos brasileiros cada partido comandará a partir de 2023

O Republicanos terá o comando de mais de 48 milhões de brasileiros.

confira-quantos-brasileiros-cada-partido-comandara-a-partir-de-2023
O Partido Livre aparece na terceira posição de população governada (Crédito: Tânia Rêgo/ Agência Brasil)

Após a realização do segundo turno das eleições, as 12 unidades federativas restantes elegeram seus representantes pelos próximos quatro anos. Confira a quantidade de brasileiros que cada partido irá comandar.

Publicidade

O Republicanos terá o comando de mais de 48 milhões de brasileiros, com a eleição de Tarcísio de Freitas em São Paulo e a reeleição de Wanderlei Barbosa no Tocantins. Em segundo lugar, o Partido dos Trabalhadores (PT), elegeu filiados nos estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, totalizando 30 milhões de brasileiros.

O PT e o União Brasil, que governará o Amazonas, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, empatam em primeiro lugar, ambos com quatro estados governados. No pleito de quatro anos atrás, o PT também ficou na segunda posição, com 30 milhões de brasileiros.

O Partido Livre aparece na terceira posição de população governada, com mais de 24 milhões, com o comando de Santa Catarina e do Rio de Janeiro.

A quarta posição é do PSDB, com mais de 23 milhões de brasileiros a serem governados. Apesar da vitória em apenas uma unidade da federação, o partido Novo governará os mais de 21 milhões de habitantes de Minas Gerais.

Publicidade

Boletins de Urna do 2º turno já estão disponíveis na internet ✅ Liberação dos registros começou ainda no domingo (30/10) à proporção que os dados chegavam ao @TSEjusbr para totalização: https://t.co/FXNHeMKHLn pic.twitter.com/jUjcPf31n9

— TSE (@TSEjusbr) October 31, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.