Inicia nesta sexta-feira (26) o horário eleitoral gratuito, exibido no rádio e na televisão. Os candidatos terão 40 minutos, três vezes por semana, para promover suas campanhas.
A propaganda eleitoral dos candidatos a governador, senador, deputados estaduais e distritais será exibido às segundas, quartas e sextas-feiras, até 29 de setembro. O tempo total de 40 minutos é dividido em blocos de dez minutos.
No rádio será das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25; na TV aberta, às 13h15 e às 20h45. Para que o tempo de horário eleitoral gratuito fosse garantido, muitos partidos se uniram em coligações. Em alguns casos, partidos com ideologias opostas se iniram, em prol do benefício da propaganda.
O União Brasil é a legenda que lidera o tempo de propaganda em mais estados, com nove. No Pará, o governador Helder Barbalho (MDB) reuniu partidos que vão da direita à esquerda no espectro político: PSDB, Cidadania, PT, PCdoB, PV, PP, PSD, PDT, Republicanos, Avante, Podemos, União Brasil, DC, PTB e PSB, além de sua própria legenda, em prol de sua reeleição.
Dessa forma, ele terá 7 minutos e 27 segundos de propaganda eleitoral, sendo o candidato que terá maior exposição. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.
Começa nesta sexta-feira o horário eleitoral no Rádio e na TV https://t.co/0AznIVB4Ow pic.twitter.com/tXaTeH90Ec
— Senado Federal (@SenadoFederal) August 25, 2022