Erro no sistema

Jornal O Globo publica apuração de votos com Lula eleito

Infográfico com os “resultados” das disputas de segundo turno viralizam na internet.

(Reprodução/ Twiter)

Em seu site oficial, o jornal O Globo soltou nesta quinta-feira (27), um infográfico com os “resultados” das disputas de segundo turno das eleições de 2022.

Publicidade

Na corrida presidencial, o veículo publicou que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria vencido o pleito com 51,2% dos votos válidos, contra 48,8% de Jair Bolsonaro (PL). Ao lado da imagem do petista, aparecia um carimbo com a palavra “eleito”.

Apuração O Globo
(Reprodução/ Twitter)

Como o segundo turno está marcado para domingo (30), diversos internautas passaram a questionar o jornal. Capturas de tela viralizaram nas redes sociais, e o portal divulgou uma nota oficial em que pede desculpa e fala sobre um erro interno de sistema.

“Os números que foram ao ar nesta manhã apresentavam resultados hipotéticos para candidatos de todos os campos políticos, tanto na disputa presidencial quanto nos 12 estados em que haverá segundo turno”, diz o comunicado.

“Perfis bolsonaristas publicaram o resultado dos testes em redes sociais e questionaram como o jornal teria tido acesso a resultados com antecedência. O GLOBO reafirma que trata-se de dados hipotéticos exibidos por erro no sistema”, acrescenta a nota.

Publicidade

Ainda segundo o veículo, “a área de tecnologia do jornal precisa realizar testes que assegurem que o sistema funcione a contento no dia da eleição”. Para isso, alguns dados foram inseridos a nível de teste e expostos ao público acidentalmente, “o que infelizmente ocorreu”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.