Combate à Desinformação

Lula e a tributação do PIX; É Fake ou não é?

O Projeto Comprova, do UOL, apurou a informação que correu nas redes na última semana.

Lula e a tributação do PIX; É Fake ou não é?
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Crédito: Rodrigo Paiva/Getty Images)

Um vídeo que sugere que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode começar a taxar movimentações via PIX, congelar valores da poupança e criar uma nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ganhou espaço nas redes.

Publicidade

De acordo com apuração do Projeto Comprova, no UOL, não há qualquer proposta no plano de governo oficial divulgado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O vídeo analisado pelo projeto foi postado pelo pastor Silas Malafaia, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), em seu Instagram. Nele, o pastor também afirma que Lula liberaria apenas R$ 500 para o benefício das famílias e taxaria o PIX, além de criar a moeda “Peso Real” junto com Argentina e Venezuela.

A postagem foi feita no dia 28 de outubro, ainda antes do segundo turno, e recebeu, até o dia 31 de outubro, 27,2 mil curtidas e 1,7 mil comentários.

De acordo com o Projeto Comprova, todas as propostas descritas por Silas Malafaia não estão presentes em nenhum plano de governo oficial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, portanto, é falso. Para o Comprova, é considerado falso todo conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para que seu significado original fosse modificado e divulgado para espalhar uma mentira.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.