Busca e Apreensão

Moraes autoriza operações contra empresários bolsonaristas

O ministro acredita que os investigados agiram com o propósito de atacar a democracia.

pgr-defende-que-barroso-substitua-moraes-como-relator-de-inquerito-sobre-fala-de-bolsonaro-com-relacao-entre-vacinas-e-hiv
Alexandre de Moraes (Créditos: Carlos Moura/ STF)

Nesta segunda-feira (29), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, divulgou sua autorização para uma operação de busca e apreensão contra oito empresários bolsonaristas na semana passada. Segundo a CNN, o documento cita um pedido feito pela Polícia Federal pela operação.

Publicidade

“Em virtude da presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleo de produção, publicação e financiamento e político absolutamente idênticos aos investigados no inquérito das milícias digitais, com a nítida finalidade de atentar contra a democracia. Portanto, em face das circunstâncias apontadas é imprescindível a realização de diligências, inclusive com o afastamento de garantias, que não podem ser usadas como escudo para a prática de atividades ilícitas.”

A operação se construiu após o portal Metrópoles revelar trocas de mensagens em um grupo de WhatsApp no qual os empresários defendiam um golpe de Estado.

Publicidade

Segundo o ministro, a Polícia Federal busca por medidas rápidas, diante do “momento pré-eleitoral, de acirramento da polarização“ e solicitou o afastamento do sigilo telemático e bancário dos empresários, além da apreensão dos aparelhos celulares.

No dia 24 de setembro, as emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM se juntaram para realizar um debate, ao vivo entre os candidatos à Presidência da República. 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.