PESQUISAS 2022

Pesquisa BTG/FSB: Lula tem 45% e Bolsonaro 34%

O ex-presidente cresceu sozinho na pesquisa, as intenções de votos em Bolsonaro não aumentaram. O aumento condiz com a desistência de André Janones e sua declaração de apoio ao petista.

Vantagem do ex-presidente é ainda maior na região nordeste (Créditos :Victor Moriyama/Getty Images)

Foi divulgada nesta segunda-feira (15) a nona rodada da pesquisa O Que Pensa o Eleitor Brasileiro, feita pela FSB comunicações em parceria com o banco BTG Pactual, onde foi divulgado que Lula (PT) cresceu 4% nas intenções de voto para o primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) manteve a mesma pontuação da rodada passada da pesquisa.

Publicidade

A apuração para a pesquisa contou com 2.000 entrevistas entre os dias 12 e 14 de agosto de 2022. O resultado foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00603/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Lula agora pontua com 45% das intenções de votos para presidente em outubro. Bolsonaro aparece com 34%.

A pesquisa também leva em conta a intenção espontânea dos votos, caso o primeiro turno da eleição fosse realizado no mesmo dia em que a pessoa foi entrevistada. Nesse cenário, Lula recebe 41% das intenções e Bolsonaro 32%.

No Sudeste, o petista e o atual presidente apresentam um empate. Mas a pesquisa revelou que na região Nordeste Lula lidera com 69% e Bolsonaro tem apenas 19%.

Publicidade

Já na simulação da pesquisa sobre um 2º turno entre Lula e Bolsonaro, Lula venceria com 53% dos votos e Bolsonaro perderia com 38%.

Caso o embate fosse entre Lula e Ciro Gomes (PDT), o petista venceria por 50% a 29%. Já se Bolsonaro passasse para a 2ª etapa com Ciro, o candidato do PDT também venceria a disputa, com 47% dos votos contra 39% de Bolsonaro.

Num cenário entre Lula e Simone Tebet (MDB), o ex-presidente levaria 54% dos votos e Tebet 26%. Se Bolsonaro enfrentasse a ex-senadora, eles enfrentariam um empate técnico de 42% para Bolsonaro e 40% para Tebet.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.