Justiça Eleitoral

PT concentra maior parte das ações de denúncias de fake news ao TSE

Dos 86 pedidos registrados, entre 8 de agosto até 9 de outubro, 62 são do Partido dos Trabalhadores.

pt-concentra-maior-parte-das-acoes-de-denuncias-de-fake-news-ao-tse
Tribunal Superior Eleitoral (Créditos: Divulgação/ TSE)

O Partido dos Trabalhadores (PT) concentra a maior parte das ações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater fake news nas eleições. Dos 86 pedidos registrados, entre 8 de agosto até 9 de outubro, 62 são do partido.

Publicidade

De acordo com o portal g1, 32 destas ações têm o presidente Jair Bolsonaro, seus filhos ou aliados como autores. Em metade dos pedidos feitos à Justiça eleitoral, Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu vitórias, seja total (42%) ou parcial (8%).

Entre os temas divulgados estão que Lula persegue cristãos e que ele acabará com o agronegócio. Além disso, que Lula tem ligação com facções criminosas. Em demais casos, 21%, os pedidos foram negados. O restante, não têm conclusão até então.

O Partido Liberal (PL) e o presidente Jair Bolsonaro também acionaram a Justiça contra fake news durante o processo eleitoral, em sete casos. O atual presidente venceu cinco dos pedidos, com aproveitamento positivo de 71% e derrotas nos dois demais casos.

Geraldo Alckmin (PSB),vice de Lula, entrou com uma ação por críticas passadas feitas ao atual aliado e propagadas por Flávio Bolsonaro. Alckmin teve seu pedido negado. Eduardo Pazuello (PL), ex-ministro da Saúde, abriu uma ação após ser chamado de “omisso” pelo PT e por Lula no combate à pandemia. Pazuello também perdeu a ação.

Publicidade

#SessãoTSE ⚖️ Plenário do @TSEjusbr determina retirada de propagandas ofensivas a Bolsonaro e a Lula. A Corte Eleitoral tomou as medidas ao analisar representações da relatoria do ministro Paulo de Tarso Sanseverino: https://t.co/nGujn9wskE pic.twitter.com/RDUXQZgd2o

— TSE (@TSEjusbr) October 13, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.