Plano Participativo

Lula fará orçamento participativo com contribuições pela internet

Segundo Lula, a proposta é usar as ferramentas digitais para colocar em prática o conceito de orçamento participativo pelo governo federal.

Lula fará orçamento participativo com contribuições pela internet
Candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Crédito: Ricardo Moreira/Getty Images)

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quinta-feira (13) que pretende recolher contribuições para elaborar o Orçamento da União pela internet. “A gente vai elaborar o orçamento e, antes de apresentar ao Congresso [Nacional], através da internet, quem quiser dar palpite no orçamento, dará. E a gente vai incluir a partir da necessidade das pessoas”, disse ao falar à imprensa em Aracaju (SE).

Publicidade

Segundo Lula, a proposta é usar as ferramentas digitais para colocar em prática o conceito de orçamento participativo pelo governo federal.

O candidato também pretende procurar os bancos e grandes empresas para propor a renegociação das dívidas das famílias inadimplentes. “Nós temos que negociar uma parte da dívida que as pessoas têm com o varejo, com a Magalu, com as Casas Bahia. Chamar os empresários para propor uma negociação e tirar as pessoas endividadas do Serasa”, disse.

Lula quer ainda rediscutir com os bancos a redução das taxas e juros cobrados pelas instituições financeiras. “Outra coisa é discutir com o sistema financeiro. Os bancos, além das taxas de juros serem escorchantes, tem uma [grande] quantidade de penduricalhos que triplicam a sua dívida. Aí, você não consegue sair mais [do endividamento]”, acrescentou. “Vamos discutir mais condições para fazer crédito mais barato”, enfatizou.

A política de reajuste do salário mínimo, com aumentos a partir do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é uma política que o ex-presidente pretende retomar, caso seja eleito. “Se o PIB cresce e só o patrão fica com o crescimento, o que ganha o povo? Nada. Então, é preciso que esse PIB cresça e seja repartido. Era por isso que a gente dava a inflação e reajustava o salário mínimo de acordo com o PIB dos últimos dois anos”, disse.

Publicidade

À tarde, o ex-presidente participou de uma caminhada em Maceió e depois discursou em cima de um caminhão de som. O petista voltou a falar sobre os ministérios que serão recriados, como o da Cultura e o da Igualdade Racial, além de uma nova pasta voltada às populações indígenas, o assim chamado Ministério dos Povos Originários.

Ainda segundo o candidato, seu governo vai combater o garimpo em terras indígenas e estimular a recuperação de 30 milhões de hectares de pastagens degradadas.

Ao fim da atividade na capital alagoana, Lula seguiu para Recife, onde uma caminhada com aliados políticos e uma coletiva de imprensa estão previstos para a manhã desta sexta-feira (14). Em seguida, ele retornará para São Paulo, onde passará os próximos dias se preparando para o primeiro debate presidencial do segundo turno, marcado para domingo (16).

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.