MORADORES EM SILÊNCIO

Qual a cidade mais bolsonarista do Brasil?

Com pouco mais de 2,5 mil habitantes, cidade gaúcha se autodenomina o “Pequeno Paraíso Italiano” e carrega o título da mais bolsonarista do Brasil.

qual-a-cidade-mais-bolsonarista-do-brasil
(Crédito: Agência RBS)

A derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022 deixou em silêncio o município de Nova Pádua, situado na serra gaúcha, a 160 km da capital Porto Alegre. Com pouco mais de 2,5 mil habitantes, a cidade se autodenomina o “Pequeno Paraíso Italiano”. Além da pomposa etiqueta, Nova Pádua carrega outro título: a de cidade mais bolsonarista do Brasil.

Publicidade

Mais de 90% da sociedade paduense se declara católica apostólica romana e a maior parte dos moradores tem origem italiana. Depois que o resultado mostrou a vitória de Lula, a cidade entrou em silêncio. “Aqui, ninguém fala nada, temos jovens e idosos, todos agem com muito respeito. Não teve aglomeração nem protesto”, disse uma moradora ao site UOL.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro recebeu mais votos no segundo turno do que no primeiro turno, quando totalizou 83,98% da preferência da comunidade. No último turno, foram contabilizados 1.819 votos, o que representa 88,99% dos eleitores de Nova Pádua. Lula, eleito presidente da República, conquistou apenas 225 votos na cidade.

A família de um agricultor de 27 anos tinha certeza de que as urnas trariam um resultado pró-Bolsonaro. “A cidade amanheceu triste. Vi meu pai chorando”, conta ele, que também prefere não se identificar. Produtora de mais de 5,5 milhões de litros de vinho por ano, a cidade é dominada pela agricultura, que representa 80% da economia.

Diferente de outros apoiadores de Bolsonaro, que têm fechado rodovias em protesto contra a vitória do petista, o agricultor acredita que nada pode ser feito. “Não acredito na intervenção militar, embora tenha certeza de que alguma coisa está errada no processo eleitoral. Teremos de esperar uma nova mudança em quatro anos”, afirmou ao site Uol.

Publicidade

Apesar de ter mantido o posto de cidade mais bolsonarista do Brasil, Nova Pádua teve redução na taxa de votos para Jair Bolsonaro. Em 2018, quando a disputa foi com Fernando Haddad (PT), o município gaúcho conseguiu 92,96%.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.