São grandes as especulações em torno da decisão da candidata pelo MDB à presidência, Simone Tebet, sobre seu (valioso) apoio neste segundo turno das eleições. E, para os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro(PL), o apoio é mais do que bem-vindo.
Tebet, que até então, era desconhecida do grande público, começou a ganhar destaque nos debates e entrevistas. Respostas firmes, propostas e habilidade para não entrar no jogo de provocações e ofensas fizeram dela um nome forte na disputa, principalmente para 2026.
Ao fim do primeiro turno, a candidata já afirmou que não vai ficar neutra nesta fase da eleição. “Eu sou uma política que respeita o processo partidário, o processo eleitoral, mas, no máximo, em 48 horas, vocês decidam porque eu vou me pronunciar”, disse ela ao fazer seu primeiro pronunciamento após o resultado do primeiro turno.
Nas entrelinhas, a expectativa maior recai sobre o ex-presidente Lula. Vale lembrar que, como senadora, Tebet teve uma atuação bastante crítica em relação a Bolsonaro durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia em 2021. Além disso, o Cidadania já confirmou apoio ao ex-presidente Lula.
ATENÇÃO! Mais um apoio importante a Lula para esse segundo turno. O presidente do Cidadania acaba de se posicionar pelo apoio a Lula no 2º turno. É o primeiro partido da coligação de Simone Tebet a se posicionar a favor de Lula. É o Brasil se unindo e dizendo não a Bolsonaro.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) October 3, 2022