Outro lado do mundo

Votação para presidente se encerra na Nova Zelândia

Os resultados serão enviados para a sala de totalização do TSE e divulgados em conjunto com os votos registrados no Brasil, a partir das 17h deste domingo.

votacao-para-presidente-se-encerra-na-nova-zelandia
Boletins impressos das urnas da Nova Zelândia (Créditos: Reprodução/TSE)

A votação da eleição brasileira foi oficialmente encerrada neste sábado (01) em Wellington, capital da Nova Zelândia, 16 horas à frente do Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira seção foi aberta pouco após às 8h de domingo, no horário local – o que corresponde às 16h de sábado, em Brasília.

Publicidade

A votação no exterior segue o horário local de cada país e, por isso, a urna foi encerrada às 17h do domingo em Wellington – 1h de domingo em Brasília, quando a eleição em solo brasileiro ainda não tinha começado.

Os resultados da Nova Zelândia serão enviados para a sala de totalização do TSE e divulgados em conjunto com os votos registrados no Brasil, a partir das 17h deste domingo. O mesmo acontecerá com todas as urnas instaladas em países com fuso horário mais avançado que o brasileiro.

Assim como será feito em todas as demais seções eleitorais, o processo de votação começou com a impressão da zerésima – boletim que atesta o fato de a urna estar zerada (sem votos inseridos).

Publicidade

O documento também indica que 686 eleitores brasileiros estão aptos a votar em Wellington. Brasileiros que votam no exterior podem registrar apenas o voto para presidente da República.

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.