RACISMO NA ESPANHA

Flavio Dino comenta ataque racista sofrido por Vinicius Junior e estuda providências

Dino falou que pode usar um princípio de “extraterritorialidade”. Segundo o ministro, o Código Penal prevê que, em algumas situações excepcionais, é possível que, no casos de crimes contra brasileiros, mesmo fora do Brasil, haja aplicação da lei brasileira

flavio-dino-comenta-vini-jr
O Ministro da Justiça, Flavio Dino, ao lado de José Mucio Monteiro, Ministro da Defesa e do ex-Governador de SP, João Doria

O ministro da Justiça, Flavio Dino, comentou o episódio de racismo sofrido pelo atacante brasileiro Vinicius Júnior, que joga pelo Real Madrid. Dino falou que pode usar um princípio de “extraterritorialidade”.  A afirmação foi feita durante evento do Lide, Grupo de Líderes Empresariais que reúne políticos e empresários. O evento contou com a participação de José Mucio Monteiro, ministro da Defesa, e também do ex-governador João Doria, organizador do almoço-debate.

Publicidade

“Estamos, no âmbito do ministério da Justiça, estudando a possibilidade de aplicação de um princípio chamado da ‘extraterritorialidade’. O Código Penal prevê que, em algumas situações excepcionais, é possível que, no casos de crimes contra brasileiros, mesmo no exterior, haja aplicação da lei brasileira”, afirmou o ministro

Segundo Flavio Dino, este é um “remédio extremo” que pode ser necessário caso haja omissão das autoridades da Espanha, o que ele não acredita que vai acontecer. De acordo com Dino, não é algo que será feito imediatamente.

“Não é algo que nós iremos fazer imediatamente, mas é um estudo que estamos fazendo para a eventualidade, que nós não acreditamos, de haver omissão das autoridades espanhola”, afirmou Flavio Dino a jornalistas.

Publicidade

Nesse domingo (21) o jogador  voltou a ser alvo de injúrias raciais durante partida do campeonato espanhol contra o Valencia. Durante toda a partida, torcedores do time gritavam “mono” (ou seja, ‘macaco’) sempre que Vinícius estava com a bola.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.