fake news

Girão diz que governo Lula persegue críticos e pede manutenção de veto

Para o senador, há “falta de clareza” sobre quem pode determinar o que é ou não uma notícia falsa

girao-diz-que
Eduardo Girão – Crédito: TV Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (27), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) voltou a defender a manutenção do Veto 46/2021 à Lei 14.197, de 2021.  O veto, do então presidente Jair Bolsonaro, impediu a tipificação do crime de disseminação de fake news, com pena de até cinco anos de reclusão.

Publicidade

Para o senador, há “falta de clareza” sobre quem pode determinar o que é ou não uma notícia falsa. Girão ressaltou que os brasileiros estão evitando se manifestar nas redes sociais por “medo de perseguição”.

“Percebo uma apreensão generalizada, que está traduzida numa pesquisa recente que mostra que 61% dos brasileiros estão com medo de falar nas redes sociais, por causa de retaliação dos poderosos, dos donos do poder, dos burocratas, que não aceitam críticas e que vêm querer calar o brasileiro em algo mais do que democrático, que são as redes sociais, e que deu voz à população”, disse.

* Leia a matéria completa no site da Agência Senado.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.