até maio de 2024

GLO: Lula assina decreto para Forças Armadas atuarem em portos e aeroportos de SP e RJ

O presidente afirmou que haverá um comitê de acompanhamento integrado coordenado pelo ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Mucio

Um decreto de garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo foi assinado hoje pelo presidente Lula.
(Crédito: Reprodução)

Um decreto de garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo foi assinado hoje (1º) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e terá duração até maio de 2024. A medida determina que as Forças Armadas atuem nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), e nos portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Rio de Janeiro.

Publicidade

Publicidade

O presidente afirmou que haverá um comitê de acompanhamento integrado coordenado pelo ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Mucio.

As duas pastas vão apresentar um plano de modernização de atuação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Exército, Aeronáutica e Marinha “visando melhorar a atuação em portos, aeroportos e fronteiras“.

Esse decreto ele estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado, e por isso estou fazendo esse decreto de GLO especificamente para o porto do Rio de Janeiro, porto de Santos, porto de Itaguaí, aeroporto do Galeão e aeroporto de Guarulhos“, declarou Lula.

Publicidade

Na semana passada, o presidente disse que não assinaria decretos de “garantia da lei e da ordem” e que não quer militares das Forças Armadas nas favelas “brigando com bandido“. Após o anúncio da medida nesta quarta-feira (1º), Flávio Dino pontuou que Lula se referiu na ocasião em ações de militares em ruas e bairros, o que não acontecerá nas medidas anunciadas hoje.

Segundo o ministro, o chefe do Executivo optou pela GLO nos portos e aeroportos porque o governo considerou a melhor maneira de realizar um trabalho integrado. ‘Nós não vamos substituir polícias estaduais“, acrescentou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.