PRIORIDADE

Guimarães diz que reforma tributária será votada até o fim do ano

Líder do governo na Câmara se reuniu com o presidente Lula, onde projeto e outros assuntos estiveram em pauta.

Guimarães diz que reforma tributária será votada até o fim do ano
(Crédito: Agência Brasil)

O deputado José Guimarães (PT-CE) disse que a reforma tributária pode ser votada até o final do ano após reunião com presidente. Este é um dos projetos prioritários do governo no Congresso este ano. Após reunião com Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, o líder do governo na Câmara disse que, “entre tantos assuntos importantes”, este foi um dos citados por Lula.

Publicidade

Para o deputado, é possível aprovar um texto de reforma até o final deste ano. [A negociação] está sob comando do ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad, os vice-líderes vão ajudar, temos aqui especialistas na área. Vamos começar a dialogar a partir de segunda-feira [06] sobre o conteúdo dela e o que podemos fazer antecipadamente para termos uma reforma tributária robusta que dê conta dos problemas”, disse.

Em declaração recente, Haddad disse que o governo pretende votar a reforma tributária sobre o consumo no primeiro semestre deste ano e a reforma sobre a renda no segundo semestre.

A simplificação da tributação sobre o consumo está no centro da primeira fase e o texto pretende se basear em duas propostas de emenda à Constituição (PEC) em tramitação no Congresso (PEC 45/2019 e PEC 110/2019). Elas reúnem diversos tributos que hoje incidem sobre o consumo em menos tributos. A divergência está no número de tributos unificados e na forma como ocorrerá a fusão. Há propostas de reforma tributária paradas no Congresso.

Nesta quinta-feira, Lula recebeu Guimarães e mais 13 dos 15 vice-líderes do governo na Câmara, escolhidos entre os partidos da base aliada. De acordo com o deputado, o encontro foi de aproximação e diálogo com o presidente, “que será permanente”. “É isso que faz fluir e os vice-líderes exercerem protagonismo nas matérias importantes para o governo e o país”, disse Guimarães.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.