'FÁTIMA DE TUBARÃO'

Idosa filmada dentro do Planalto é presa em operação contra envolvidos em atos em Brasília

Em vídeo da invasão, a idosa fala “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”.

idosa-filmada-dentro-do-planalto-e-presa-em-operacao-contra-envolvidos-em-atos-em-brasilia
Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, a “Fátima de Tubarão” (Créditos: Reprodução/ Redes Sociais)

A idosa Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, foi presa nesta sexta-feira (27) pela Operação Lesa Pátria, contra envolvidos nos atos em Brasília. Ela é conhecida como “Fátima de Tubarão”, em referência à cidade do sul de Santa Catarina, onde vive.

Publicidade

Dois mandados, um de prisão e outro de busca e apreensão foram cumpridos contra Fátima nesta sexta-feira, por ser flagrada invadindo o Palácio do Planalto.

Nas imagens da invasão aos Três Poderes, que viralizaram nas redes sociais, a idosa presa, fala: “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

OPERAÇÃO LESA PÁTRIA

Foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) um total de 11 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal na terceira fase da Operação Lesa Pátria.

De acordo com a PF, os investigados pela operação dos atos antidemocráticos são acusados dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Publicidade

PF cumpre 11 mandados de prisão contra suspeitos de ataque golpista. Operação determinada pelo STF realiza prisões e buscas em cinco estados e no Distrito Federal. Leia em: https://t.co/hEqvn1IT36 |📱Assine a Folha, um jornal a serviço do Brasil: https://t.co/JDwm53SKJb pic.twitter.com/6VhHI4fw14

— Folha de S.Paulo (@folha) January 27, 2023

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.