MEIO AMBIENTE

John Kerry garante busca de recursos para o Fundo Amazônia

Enviado dos EUA para o clima se reuniu com Geraldo Alckmin e outros representantes do governo no palácio do Itamaraty para discutir questões ambientais.

John Kerry garante busca de recursos para o Fundo Amazônia
Vice-presidente afirmou que os EUA confirmaram envio de contribuição mas não estabeleceram valor (Crédito: Reprodução/ Instagram)

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o enviado dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, prometeu buscar doações para o Fundo Amazônia. Os representantes se reuniram no Palácio do Itamaraty nesta segunda-feira (27) junto de outros integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Publicidade

A contribuição dos EUA já estava prevista desde o encontro do presidente Joe Biden e Lula na Casa Branca no início do mês, quando o presidente brasileiro confirmou a intenção de investimento do país no Fundo Amazônia a jornalistas que aguardavam o fim da reunião. Na ocasião, no entanto, o valor não foi e permanece não estabelecido. A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, declarou anteriormente que a quantia da colaboração deve ser decidida em comum acordo entre a Casa Branca e o Congresso Nacional norte-americano.

Quando questionado se alguma contrapartida foi exigida ao governo brasileiro, Alckmin revelou que não. “O compromisso do Brasil já ficou claro na presença do presidente Lula no encontro com Biden, de ser o grande protagonista no combate às mudanças climáticas. É uma questão grave e esse é o momento, não podemos deixar passar este momento pra segurar o aumento da questão do clima”, afirmou.

O Fundo Amazônia foi criado há aproximadamente 15 anos, mas desativado de 2019 a 2022 durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Quando retornou à presidência, Lula determinou o retorno do fundo, cujo qual o vice-presidente reiterou que “já foi ativado”, com os recursos geridos pelo BNDES, auditados e com exigência para que o próprio governo desenvolva e inscreva projetos para receber verbas.

Alckmin ainda aproveitou o momento para esclarecer que os recursos serão revertidos para projetos de atendimento a comunidades indígenas como os yanomami, combate ao desmatamento, às organizações criminosas, à desnutrição, bem como políticas de fornecimento de renda para habitantes da região amazônica.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.