josé guimarães

Líder do governo na Câmara afirma que desmarcou reunião de Haddad com Lira

“Vim aqui informar para ele [Haddad] as razões que levaram a suspensão”, declarou, em entrevista coletiva

O líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que solicitou o adiamento da reunião entre Fernando Haddad e líderes partidários, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira, , marcada para às 16:30.
Ministro se encontraria com líderes partidários – Créditos: Marcelo Justo/Flickr

O líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que solicitou o adiamento da reunião entre Fernando Haddad e líderes partidários, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira, marcada para às 16:30.

Publicidade

“Vim aqui informar para ele [Haddad] as razões que levaram a suspensão”, declarou, em entrevista coletiva. Guimarães também afirmou que remarcaram o encontro para depois do Carnaval. “Muitos líderes já estão viajando”. O adiamento vem logo após Lira criticar medidas unilaterais do Poder Executivo, como a definição das cotas orçamentárias. Guimarães reforçou que ambos eventos não se relacionam.

Lira x Haddad

Na última segunda-feira (5), houve a abertura do ano do Poder Legislativo. Durante a solenidade, na Câmara dos Deputados, o chefe do Poder, Arthur Lira, teceu críticas principalmente à Lei Orçamentária Anual de 2024, apresentada por Haddad. “O Orçamento da União pertence a todos e todas e não apenas ao Executivo. Se assim fosse, a constituição não determinaria a necessária participação do poder Legislativo em sua confecção e final aprovação”, mencionando que os deputados não são apenas “carimbadores”.

Vale lembrar que o presidente Lula vetou o aumento nas emendas parlamentares de comissão para 2024 em  R$ 5,6 bilhões.

Publicidade

Fontes disseram ao g1 que, após as falas, “não haveria clima” para uma reunião. O agravante foi que o presidente da Câmara não teria recebido um convite oficial para o encontro.

Ao receber questionamentos sobre o ocorrido, Haddad minimizou a tensão e disse “está tudo bem, vai dar tudo bem”. O ministro também confirmou que a reunião teria sido desmarcada mediante pedido de José Guimarães.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.