Eleitor descontente

Lula encerra 1º ano de mandato desaprovado por 16% dos que votaram nele, segundo PoderData

Aprovação ao governo chegou ao seu nível mais baixo, com 46%

presidente-lula
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o primeiro ano de mandato desaprovado por 16% dos eleitores que dizem ter votado nele no 2º turno das eleições de 2022.  Os dados são da pesquisa PoderData  realizada de 16 a 18 de dezembro de 2023.

Publicidade

Os percentuais indicam um perfil de “eleitor descontente” de Lula e equivalem a cerca de 9,6 milhões de eleitores. Em dezembro, aprovação ao governo chegou ao seu nível mais baixo, com 46%.

A pesquisa também mostra que dentre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 15% afirmam “aprovar” o governo Lula e outros 11% avaliam o desempenho do atual presidente como “bom” ou “ótimo”.

Já menos da metade (44%) das pessoas que não votaram nas eleições de 2022 diz “aprovar” o governo Lula; os que declaram estar insatisfeitos são 39%, 5 pontos percentuais a mais que no início do mandato.

Para obter os resultados mencionados, foi feito um cruzamento das pesquisas nacionais feitas em 2023 pelo PoderData que avaliam diferentes aspectos da administração do presidente Lula. O levantamento ainda cruzou a declaração de voto em 2022 dos entrevistados com a avaliação do trabalho pessoal do presidente – quando o entrevistado pode avaliar Lula à frente do Planalto como bom/ótimo, regular ou ruim/péssimo.

Publicidade

Os dados foram coletados de 16 a 18 de dezembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro no estrato geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.