O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma coletiva com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), sobre a tragédia no litoral norte do estado. Ao menos 37 pessoas morreram e outras 40 ainda estão desaparecidas em decorrência das fortes chuvas na região.
Durante o discurso, o chefe de Estado disse que fez questão de visitar as áreas afetadas “e trazer um conjunto de ministros” para assumir compromissos de governo com a cidade. Segundo ele, a estrada Rio-Santos será reconstruída.
“Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura“, completou.
Lula pediu para que o prefeito da cidade busque locais seguros para a obra de novas moradias e reforçou: “Dessa vez, prefeito, você vai ter certeza que o problema da construção de casas para as pessoas que perderam as suas vai acontecer de verdade“.
Tarcísio, por sua vez, orientou que as pessoas não tentem sair das áreas afetadas em direção à capital. Ele também postou uma mensagem de luto e conforto para as famílias nas redes sociais.
“Decretei luto oficial no Estado por três dias em memória das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte. Peço a Deus que conforte o coração dessas famílias. Seguiremos trabalhando e não descansaremos até que todos os desalojados e desabrigados estejam em segurança“, escreveu o governador.
Já Felipe Augusto destacou que o foco agora está na busca dos sobreviventes.
“De vez em quando a natureza nos prega uma surpresa, mas também muitas vezes a gente desafia a natureza. Eu acho que é importante nem ela nos pegar de surpresa e nem a gente desafiá-la“, finalizou o presidente Lula.
Presidente Lula faz visita de apoio à cidade de São Sebastião (SP) em decorrência das enchentes https://t.co/1rYszyFZ5U
— Lula (@LulaOficial) February 20, 2023
Siga a gente no Google Notícias