seminário em SP

Meirelles: “A complexidade tributária prejudica a produtividade da economia brasileira”

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou que o atual regime tributário enfrenta problemas em função da complexidade e por isso é necessário simplificar as cobranças.

meirelles-reforma-tributaria
Hebrique Meirelles participa do debate sobre Reforma Tributária

A Reforma Tributária foi o tema do evento organizado pelo  Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) em São Paulo. Estiveram presentes o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, Ronaldo Caiado, Governador de Goiás, o board member do LIDE, Roberto Giannetti da Fonseca, do co-chairman do LIDE, Ministro Henrique Meirelles, chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, o presidente do LIDE, João Doria Neto, além de outras autoridades e membros da administração pública.

Publicidade

No centro das discussões, as propostas de reforma tributária pelas PECs 45 e 110, que foram criticadas pelos participantes. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), defendeu que não se pode matar a federação em nome de uma reforma. Caiado é favorável a um fatiamento, já que um País de dimensões continentais torna difícil que haja uma unidade. “Não podemos, em nome de uma reforma tributária, matar a Federação”,  disse o governador.

O governador de Goiás afirmou ainda que quando as PECs são colocadas na mesa, começam as complicações. “Vamos ter sensatez de que seja gradual, vamos começar pelos impostos federais. Todo mundo é a favor da reforma, mas vamos ser realistas”, disse Caiado.
O ex-ministro Henrique Meirelles, destacou a necessidade em enfrentar esta questão. “O maior problema de perda da economia brasileira é a complexidade tributária,” afirma. “Pra melhorar a capacidade das empresas e trabalhadores é importante fazer a reforma. O problema é que numa reforma, muitos ganham, muitos perdem e existe um conflito distributivo muito grande e estamos discutindo como se pode endereçar esta questão de maneira que possamos fazer a reforma”, pontua Meirelles.

Já o economista e ex-ministro Luiz Fernando Furlan afirmou que, na sua visão, a reforma tributária deve ser feita gradualmente.“Nem que ela seja fatiada, buscando a unificação de tributos. Feita passo a passo mesmo, não será da noite para o dia, o contribuinte precisa se acostumar com essa ideia“, afirma Furlan.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.