O ministro Luis Roberto Barroso foi eleito, nesta quarta-feira (9), para o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir de 28 setembro, data prevista para a posse, Barroso vai comandar a Corte pelo período de dois anos. O vice-presidente do tribunal será o ministro Edson Fachin.
A eleição do ministro foi realizada de forma simbólica pelo plenário da Corte. Atualmente, Barroso ocupa o cargo de vice-presidente e seria o próximo integrante do STF a presidir o tribunal.
Barroso assumirá o cargo após a ministra Rosa Weber, atual presidente, deixar o cargo. Em setembro, a ministra completará 75 anos e atingirá a idade para aposentadoria compulsória.
Ao ser saudado pela eleição, Barroso declarou que será honroso chefiar o Judiciário brasileiro. “Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira“, afirmou.
A saída de Rosa Weber permitirá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça a segunda indicação para a Corte no terceiro mandato dele. O primeiro indicado foi o ministro Cristiano Zanin.
Leia também:
Senado vai recorrer da decisão do STF que limitou piso da enfermagem
STF retoma hoje (2) o julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
130 pessoas presas por atos antidemocráticos são liberadas pelo STF