bate-boca no STF

Moraes questiona Mendonça sobre atos golpistas: “houve uma conspiração do governo contra o próprio governo?”

Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça discutiram nesta quinta-feira (14) sobre o papel do Ministério da Justiça nos ataques do dia 8 de janeiro

moraes-mendonça
(Crédito: Reprodução/TV Justiça)

Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF),  tiveram um desentendimento nesta quinta-feira (14). Na pauta, o papel do Ministério da Justiça nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando manifestantes bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Publicidade

O bate-boca ocorreu durante o julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu pelos ataques a ter o caso analisado pela Suprema Corte. Tudo começou quando André Mendonça lembrou que foi ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro e afirmou que policiais da Força Nacional poderiam ter sido acionados para evitar os ataques.

Com todo o respeito, Vossa Excelência querer falar que a culpa do 8 de janeiro é do ministro da Justiça”, rebateu  Moraes, ao ouvir a afirmação do colega, em relação ao ministro Flavio Dino.

Mendonça rebateu: “Muito embora eu quisesse que houvesse vídeos do Ministério da Justiça…”

Moraes, então, fez o questionamento: “Querer dizer que a culpa é do Ministério da Justiça é de absurdo. Quando o ministro que o substituiu [André Mendonça] fugiu para os Estados Unidos e jogou o celular dele no lixo, e foi preso. E vossa excelência vem ao tribunal para dizer que houve conspiração do governo contra o próprio governo? Tenha dó”, afirmou.

Publicidade

Neste momento, Mendonça se exaltou, pedindo ao relator para “não colocar palavras” em sua boca.  Veja o vídeo!

Na sequência, os magistrados pediram desculpas um ao outro e a sessão prosseguiu, com a conclusão do voto de Mendonça sobre Aécio Lúcio Costa Pereira.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.