VATICANO

Nunes se encontra com Papa no Vaticano e pontífice manda bençãos ao RS

Na ocasião, prefeito de São Paulo ainda presenteou o Santo Padre com uma escultura de Nossa Senhora Aparecida e com as maquetes da Vila Reencontro e do Pateo do Colegio

Nunes
Nunes e papa Francisco – Crédito: Reprodução

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participou nesta quinta-feira (16), no Vaticano, de um encontro com o Papa Francisco. Acompanhado de sua comitiva, o emedebista falou ao pontífice sobre a tragédia que assola o Sul do País, com mais de 400 cidades tomadas por enchente, e entregou presentes. Mais cedo, Nunes e Tomás Covas estiveram numa missa celebrada em memória do ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), falecido em maio de 2021 e de quem Nunes foi vice-prefeito.

Publicidade

Publicidade

Durante seu discurso, Papa Francisco chamou a atenção quanto aos líderes mundiais e às mudanças climáticas. Para o pontífice, é necessário um empenho maior, com urgência, dos países mais ricos, para se diminuir a emissão de CO2 no mundo. O santo padre afirmou, na oportunidade, que as nações mais abastadas contribuem com 80% da poluição, sendo que os 46 países mais pobres, inclusive a África, representam, juntos, 1% da emissão.

Criado em berço católico, Nunes compartilhou com o Papa o sofrimento da população do Rio Grande do Sul e pediu ao pontífice que reze, abençoe e proteja os irmãos gaúchos:

“Há pouco mais de duas semanas, o Sul do País está devastado por conta de rigorosa enchente, contabilizando dezenas de mortos, desabrigados, desalojados e desaparecidos”, detalhou o político.

Publicidade

Com a bandeira do estado gaúcho em punho e visivelmente emocionado, o prefeito de São Paulo pediu ao santo padre que abençoasse a flâmula, bem como a bandeira do Brasil, uma escultura de Nossa Senhora Aparecida e o mapa do Brasil. O Papa, de pronto, atendeu à solicitação do chefe do Executivo Paulistano.

Nunes ainda requereu ao pontífice que abençoasse a imagem de São Paulo, para que a escultura fique exposta na Prefeitura.

Antes do encontro com o Papa Francisco, Nunes e Tomás participaram de uma missa em memória a Bruno Covas. O ex-prefeito de São Paulo faleceu há exatos três anos, em 16 de maio de 2021, vítima de um câncer agressivo. Na época, Nunes era seu vice-prefeito. A celebração foi realizada na Basílica de São Pedro, coração da Igreja Católica.

Publicidade

Compromissos de Nunes

O prefeito de São Paulo chegou à Itália na terça-feira (14/5) e cumpre agenda no país europeu até hoje. Na programação desta quinta-feira, ainda consta participação na Conferência da Crise Climática à Resiliência Climática, na qual também esteve ontem.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.