NO MEIO DO CAMINHO

Pepita de ouro encontrada com Valdemar Costa Neto é de garimpo ilegal

A pedra, que pesa 39,18 gramas, vale cerca de R$ 11,7 mil

Valdemar-pepita
Pepita encontrada com Valdemar da Costa Neto é de garimpo ilegal – Crédito: Reprodução

A pepita encontrada pela Polícia Federal (PF) entre os pertences do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é de garimpo ilegal. Essa pepita foi submetida a uma análise e esta foi a conclusão da perícia.

Publicidade

A análise, feita no Instituto Nacional de Criminalística (INC), teve o auxílio de um equipamento chamado “pistola de fluorescência”. Segundo peritos ouvidos pela CNN, o aparelho dá a composição em nível atômico do material.

De acordo com publicação do site Uol, o ex-deputado é sócio do garimpeiro Francisco Jonivaldo Mota Campos, coordenador do movimento “Garimpo É Legal” no estado do Amazonas.

Entenda a prisão de Valdemar Costa Neto

Valdemar Costa Neto foi preso durante essa operação, mas por outro motivo: Policiais encontraram uma arma de fogo sem documentação regularizada. A princípio, ele seria apenas alvo de mandados de busca e apreensão. No entanto, durante as ações, ele foi flagrado portando ilegalmente uma arma. Em suma, isso acabou justificando sua prisão.

A apreensão do minério como presidente do PL foi na manhã desta quinta-feira (8) durante a operação Tempus Veritatis. 

Publicidade

Os advogados do político emitiram nota questionando a prisão. Veja na íntegra:

“A defesa do presidente Nacional do PL Valdemar Costa Neto afirma que não há fato relevante algum e que a pedra apreendida tem baixo valor e não configura delito segundo a própria jurisprudência.

Afirma também que a arma é registrada, tem uso permitido, que pertence a um parente próximo e que foi esquecida há vários anos no apartamento dele.

Publicidade

Em outras palavras:

Como pode alguém ser detido por ser portador de uma pedra guardada há anos como relíquia e que segundo a própria auditoria da Polícia Federal vale cerca de 10 mil reais?”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.