DAS ARÁBIAS

PF intima coronel Mauro Cid para novos depoimentos sobre caso das joias

Os novos depoimentos ainda não têm data acontecer; a corporação considera a nova oitiva essencial para dar andamento nas investigações.

PF intima coronel Mauro Cid para novos depoimentos sobre caso das joias
O coronel Mauro Cid terá que prestar novo depoimento à PF sobre o caso das joias sauditas (Crédito Foto: Reprodução/Mídias Sociais)

A Polícia Federal (PF) convocou o coronel Mauro Cid e o ex-chefe da Receita Federal, Júlio César Vieira Gomes, para prestarem novos depoimentos no inquérito que apura o caso das joias dadas ao governo brasileiro pela Arábia Saudita. Cid era ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

Cid e Vieira Gomes já haviam sido ouvidos em 05 de abril, bem como outros oito envolvidos no episódio, incluindo o ex-presidente Bolsonaro. À PF, o militar declarou que buscar presentes recebidos pelo então presidente era algo “normal”, “corriqueiro”, na Ajudância de Ordens da Presidência. Os novos depoimentos ainda não têm data para acontecer.

Segundo fontes ouvidas pela CNN, o militar, tido como homem de confiança – um braço direito – do então presidente, não fazia nada sem o consentimento de Bolsonaro. Para estas fontes, o ex-presidente teria conhecimento que a situação estava sendo averiguada por seus subordinados. Cid externou que Bolsonaro teria pedido a ele para “verificar” a situação das joias avaliadas em R$ 16,5 milhões apreendidas na alfândega e incorporar ao acervo da Presidência.

O depoimento do coronel Cid durou três horas e essa nova oitiva é considerada essencial para o inquérito da PF que investiga a entrada ilegal no Brasil de joias que foram presenteadas pelo governo da Arábia Saudita.

A PF quer saber, nesse inquérito sigiloso, se Bolsonaro agiu para reaver o pacote retido pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos (SP).

Publicidade

O militar foi o responsável pelo envio de um ofício à Receita Federal, em 28 de dezembro, determinando a “incorporação de bens apreendidos”. Esse foi o documento apresentado pelo ajudante de ordens da Presidência, Jairo Moreira da Silva, para um auditor fiscal na alfândega que não teve sucesso na empreitada.

A Receita Federal reteve as joias em 26 de outubro de 2021, quando uma comitiva do governo desembarcou em Guarulhos. Os itens valiosos estavam na bagagem de um assessor do então ministro de Minas e Energia, que foi escalado pela Presidência para representar o governo em viagem ao país saudita.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.