CONTRA A DECISÃO

PGR recorre da suspensão de pagamento de multa da J&F determinada por Toffoli

O ministro do STF acatou um pedido da defesa da holding, que busca renegociar o acordo; a PGR contesta a decisão

A PGR solicita que o processo seja encaminhado a um novo relator e que se suspenda a decisão de Toffoli até nova análise
PGR recorre de suspensão de multa da J&F – Créditos: Nelson Jr./STF

Nesta segunda-feira (5), a Procuradoria-Geral da República (PGR) interpôs recurso contra a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), o que paralisou o pagamento da multa do acordo de leniência da J&F.

Publicidade

Toffoli tomou a medida em dezembro. Ele determinou a interrupção do pagamento da multa de R$ 10,3 bilhões até que a empresa examine todas as mensagens obtidas pela Operação Spoofing.

Essa operação foi deflagrada em 2019 pela Polícia Federal. E investiga a atividade de hackers que divulgaram conversas de autoridades. Essas ações incluem procuradores e juízes envolvidos na Lava Jato.

O ministro acatou um pedido da defesa da J&F, que busca renegociar o acordo. Mas, a PGR contesta a decisão.

O argumento é de que não existe relação entre a discussão sobre o acesso às mensagens da Operação Spoofing e o pleito da empresa. O motivo, portanto, é que a Lava Jato do Paraná não celebrou o acordo de leniência da J&F.

Publicidade

Paulo Gonet, procurador-geral da República, argumenta que a designação do caso para Toffoli não deveria ter ocorrido. Ele acrescenta, então, que distribuir o caso livremente entre os ministros do STF teria sido mais adequado.

A PGR também pede a Toffoli que reconsidere o caso, ou seja, que o recurso seja submetido a julgamento no plenário do STF.

* Matéria publicada sob supervisão de Ricardo Parra.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.