EMPRESÁRIO

Quem é Márcio Toledo, marido de Marta Suplicy?

Articulador da ex-prefeita, Márcio assumiu um papel de operador político e consultor em questões estratégicas

márcio-toledo-marta-suplicy
Marta Suplicy e Márcio Toledo – Créditos: Ricardo Stuckert/PR

O empresário Márcio Toledo é considerado o principal conselheiro político e articulador da sua esposa, a ex-prefeita Marta Suplicy. A volta de Marta ao PT tem sido uma decisão pensada em conjunto pelo casal.

Publicidade

Toledo estava junto no encontro em que Marta disse sim ao convite para retornar à sigla e ser vice de Guilherme Boulos (PSOL) na corrida à prefeitura, além de acompanhá-la na reunião para a demissão do cargo de secretária de Relações Internacionais da gestão Ricardo Nunes (MDB).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marta Suplicy (@martasuplicy)

Publicidade

Quem é Márcio Toledo?

Filho de um prefeito de Indaiatuba (SP) cassado pela ditadura militar, Márcio Toledo, 63 anos, já foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), atuou na UNE (União Nacional dos Estudantes) e na juventude do MDB. Ele se desfiliou do partido somente em 2018, acompanhando Marta.

Se formou em direito pela PUC e jornalismo pela USP. Chegou a ser pré-candidato a prefeito pelo MDB em 2008 e cotado para vice em 2012. Ex-presidente do Jockey Club de São Paulo, tem como dedicação maior a atividade empresarial.

Publicidade

Segundo a Folha de S.Paulo, no fim de 2023, Toledo fundou a Associação Brasileira de Armazenamento de Energia (Armazene) e reuniu em um jantar o ex-governador João Doria (ex-PSDB), a pré-candidata Tabata Amaral (PSB), o ex-ministro Moreira Franco (MDB) e o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que preside o conselho consultivo da entidade.

Começou a namorar a Marta em  2009 e se casaram em 2013. Toledo se tornou uma figura auxiliar importante para ex-prefeita, fazendo uma ponte entre interlocutores em todas as campanhas desde 2010. O empresário é ligado ao campo da centro-esquerda; defende frentes amplas e a preservação da democracia.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.