SEPTICEMIA

Quem foi David Miranda que morreu aos 37 anos hoje no RJ?

A morte ocorreu após ele passar noves meses internado em um hospital.

Ex-deputado federal David Miranda morre aos 37 anos
O ex-deputado federal, David Miranda (à esq.) era casado com o jornalista Glenn Greenwald (ao centro) e deixa três filhos (Crédito Foto: Reprodução/Redes Socais)

O ex-deputado federal David Miranda (PDT) morreu no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira, aos 37 anos. Ele faria 38 anos nesta quarta (10) e deixa o marido, o jornalista Glenn Greenwald, e mais três filhos. A morte foi confirmada por Glenn nas redes sociais.

Publicidade

Miranda foi internado no dia 06 de agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal e foi alvo de infecções sucessivas, apresentando um quadro de septicemia. Ele estava na UTI da clínica São Vicente, na capital fluminense.

Na postagem, Glenn destacou que a vida de Miranda foi extraordinária em todos os sentidos. “A mãe dele morreu quando ele tinha 5 anos, deixando órfão no Jacarezinho”, disse. “Mas uma vizinha, Dona Eliane, o adotou, apesar de já ser mãe de 4 e da extrema pobreza. Isso lhe deu uma oportunidade de vida”, narrou.

Glenn lembrou ainda que Miranda teve um papel essencial no caso de Edward Snowden — que tornou públicos detalhes de vários programas de vigilância global dos Estados Unidos — e foi o primeiro gay eleito para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. David Miranda assumiu uma vaga na Câmara de Deputados após a renúncia de Jean Wyllys.

Em setembro de 2022, a Justiça Eleitoral homologou a renúncia à candidatura de Miranda, após a família anunciar a desistência dele em tentar a reeleição em razão da internação. Ainda em dezembro, a Câmara determinou a criação de uma junta médica para avaliar o estado de saúde do deputado.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.