entenda o pedido

Redes Sociais de Bolsonaro vão precisar identificar os seguidores

A PGR quer lista completa com os nomes e dados de identificação dos seguidores do ex-presidente

PGR-redes-sociais-Bolsonaro
(Crédito: Isac Nóbrega/PR)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes (STF) que as empresas de redes sociais em que Jair Bolsonaro tem conta, como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn, enviem um arquivo com a lista completa e os dados de identificação de todos os seguidores do ex-presidente, segundo apurou o colunista do site Metrópoles, Guilherme Amado.

Publicidade

O pedido foi feito no âmbito do inquérito que apura se houve cometimento de crimes por parte de Bolsonaro, dois dias depois da tentativa golpista de 8 de janeiro, ao postar um vídeo, posteriormente apagado, com ataques ao sistema eleitoral.

O responsável pelo inquérito do 8 de Janeiro, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, pediu que o ministro Alexandre de Moraes reitere a cobrança à Meta para que seja enviada uma cópia do vídeo e também para que as empresas informem a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens, comentários e demais métricas aferíveis.

A PGR também pediu que sejam enviadas todas as postagens de Bolsonaro referentes a eleições, urnas eletrônicas, TSE, STF, Forças Armadas.

O subprocurador reforçou ser contrário a dois pedidos que haviam sido feitos por procuradores do Ministério Público Federal (MPF), em uma petição apresentada no inquérito, para que fossem ouvidos especialistas em comunicação política de movimentos extremistas e no monitoramento de grupos de apoiadores de Bolsonaro.

Publicidade

“extrema dificuldade num trabalho isento, sem qualquer viés ideológico ou partidário”, avalia o subprocurador-geral.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.