49 X 32 Votos

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é reeleito presidente do Senado

Pacheco (PSD-MG) disputou a reeleição com amplo favoritismo e venceu a disputa contra Rogério Marinho (PL-RN).

pacheco-presidencia-senado
(Crédito: Pedro Gontijo/Senado Federal)

Com a posse dos 27 eleitos em 2022, o plenário do Senado elegeu  o presidente da Casa.  Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disputou a reeleição  com amplo favoritismo. O ex-ministro Rogério Marinho (PL-RN) tentou tirar votos na reta final, mas não foi suficiente.  Já o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) desistiu da  disputa. Vale lembrar que Pacheco teve o apoio da maioria dos partidos, incluindo o PT, e do presidente Lula.

Publicidade

Pacheco recebeu 49 votos contra 32 do seu adversário Rogério Marinho (PL-RN). Em 2021, o mineiro recebeu mais votos favoráveis, 57. O número mínimo de votos é 41.

Publicidade

No primeiro discurso, Pacheco afirmou que “gostaria de expressar gratidão aos pares por confiar a missão de presidir o Senado e o Congresso Nacional”. Afirmou que assume a missão com lealdade, comprometimento e respeito às leis do ordenamento jurídico. Expressou respeito e gratidão ao partido pela indicação.

Pacheco pediu união e pacificação do Brasil. “Pacificação não é inflamar a população com narrativas inverídicas. Pacificação não é se calar diante de atos antidemocráticos. Pacificação é abandonar o discurso de ‘nós contra eles’ e entender que o Brasil é um só”, afirmou.

*Reportagem em andamento

Publicidade

 

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.