MUDANÇA

Saiba quem é Jean Paul Prates, novo presidente da Petrobras

Ele substituirá o diretor João Rittershaussen, que estava como interino no cargo.

saiba-quem-e-jean-paul-prates-novo-presidente-da-petrobras
Jean Paul Prates (Crédito: Reprodução/ Agência Senado)

O ex-senador Jean Paul Prates foi confirmado nesta quinta-feira (26) como o novo presidente da Petrobras. Ele substituirá o diretor João Rittershaussen, que estava como interino no cargo. 

Publicidade

No fim da transição, em dezembro de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia anunciado seu nome  para a vaga. Para ocupar a função, ele renunciou à cadeira de senador pelo Rio Grande do Norte uma semana antes do fim do mandato.

No final da década de 80, Prates participou da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro).

QUEM É?

Segundo sua própria biografia, Prates é advogado, economista, ambientalista, empreendedor e dirigente sindical. Nascido em 1968, no Rio de Janeiro, o novo dirigente da petroleira tem 25 anos de experiência nas áreas de biocombustível, gás natural, energia renovável, recursos naturais e petróleo. 

Se formou em Direito na UERJ e Economia na PUC/RJ. Nos Estados Unidos, fez mestrado em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pennsylvania. Já na França, concluiu seu segundo mestrado, em Economia de Petróleo, Gás e Motores, pelo Instituto Francês do Petróleo.

Publicidade

Em 1997, atuou na elaboração da Lei do Petróleo, como consultor do Ministério das Minas e Energia do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Como assessor da primeira diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP), foi o redator do contrato de concessão do setor e do Decreto dos Royalties.

É fundador do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne). Também foi presidente do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (Seern). E também já foi diretor da CRN-Bio, empresa de consultoria ambiental.

Em 2014, foi eleito primeiro suplente da chapa vitoriosa de Fátima Bezerra (PT-RN).

Publicidade

 

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.