resposta ao stf

Senado aprova PEC que criminaliza porte de drogas

Votação contou com 53 votos a favor e nove contra no 1º turno; 2º turno teve placar de 52 a nove

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de qualquer quantidade de droga ilícita.
Projeto vai para a Câmara dos Deputados – Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de qualquer quantidade de droga ilícita. Como esperado, o texto teve larga adesão dos políticos. No primeiro turno, o resultado foi de 53 votos a favor e apenas nove contrários, sem nenhuma abstenção. A votação seguinte foi semelhante, com 52 votos pró e os mesmos nove contra. O texto agora vai para a Câmara dos Deputados.

Publicidade

A proposta também procura incluir uma distinção entre usuário e traficante na Constituição, com penas alternativas à prisão sendo impostas a aqueles. Especialistas apontam que o projeto não apresenta nenhuma diferença substancial da atual Lei das Drogas. Ambos não definem um limiar concreto entre quem se encaixa como usuário e quem é considerado traficante, tornando a questão subjetiva.

Resposta do Senado

Muitos parlamentares consideraram o sucesso da votação como uma resposta à análise que é feita separadamente no Supremo Tribunal Federal (STF), focada no uso e posse de maconha. O Judiciário vota um projeto para estabelecer uma diferença exata entre usuários e traficantes.

Em 6 de março deste ano, o ministro Dias Toffoli pediu vista do processo, suspendendo a votação indefinidamente. O placar atualmente está em cinco votos a favor da descriminalização de uma quantia definida de maconha, ante três contrários.

Publicidade

O senador Magno Malta (PL-ES) expressou que a aprovação da PEC “põe abaixo a tentativa de qualquer legalização de drogas no Brasil”. Anteriormente, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, constatou que o projeto serve para demonstrar que, independentemente de usuário ou traficante, quem possuir drogas será punido pela lei. “Cabe ao Parlamento decidir se algo deve ser crime ou não”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.