Candidatura Ameaçada

TSE julga na próxima semana se Moro poderá ser senador

O processo que corre no TSE afirma que Moro não se filiou ao União Brasil no prazo legal de seis meses antes das eleições.

TSE julga na próxima semana se Moro poderá ser senador
Senador eleito pelo Paraná, Sergio Moro (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar na próxima quinta-feira (15) a ação que contesta o registro de candidatura do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil). O TSE analisará um recurso protocolado pela federação formada pelo PT, PCdoB e PV contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que decidiu manter o registro do senador eleito.

Publicidade

O processo que corre no TSE afirma que Moro não se filiou ao União Brasil no prazo legal de seis meses antes das eleições. O ex-juiz era filiado ao Podemos até o final de março, quando foi para o União Brasil. Porém, sua transferência de município eleitoral para São Paulo foi negada por falta de vínculo com a cidade. Só então, em junho, Moro formalizou seu vínculo com o União Brasil do Paraná.

De acordo com a defesa de Sergio Moro, o domicílio eleitoral é “irrelevante” para a filiação partidária. A defesa ainda afirma que Moro “desde 2011 em momento algum deixou de estar domiciliado eleitoralmente em Curitiba”. A tese foi acolhida pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet.

Este não é o único processo que ameaça o mandato de Moro. O TRE-PR já apontou diversas inconsistências na prestação de contas do senador eleito, como o descumprimento de prazos, recebimento de recursos de origens não identificadas e omissão de receitas e gastos eleitorais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.